segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Urgente...


É urgente desenvolver competências sociais e emocionais nos alunos!A Escola deve despertar entusiasmo, perseverança, autocontrole, gratidão, optimismo, inteligência social e curiosidade ...Para isso, deve apostar no ensino de habilidades não cognitivas ...Os afectos e a sensibilidade também se ensinam!Os alunos tem que aprender a enfrentar os seus medos...Tem que aprender a educar emoções...Devem saber estabelecer relações saudáveis com outras pessoas...As conversas mudam perspectivas!Na vida tudo é partilha!

...de sermos quadrados!

17 comentários:

  1. Por essas e por outras é que hoje o nosso pm resolveu simplificar a coisa, comparando a escola com uma fábrica de salsichas.
    Obrigado pela visita ao On the rocks

    ResponderEliminar
  2. A escola é importante tudo isso, mas os meninos têm que começar a aprender através de casa.

    ResponderEliminar
  3. E também deveria ser urgente mudar algumas mentalidades que infelizmente ainda existe muita gente que ficou parada no século 5 A.C.

    ResponderEliminar
  4. As pessoas parece que não pensem fora da caixa.

    ResponderEliminar
  5. Uma professora do ensino básico foi agredida dentro da sala de aulas da Escola Básica n.º 2 em Rossio ao sul do Tejo, esta quarta-feira, pelos pais de um aluno, tendo sido transportada ao Hospital de Abrantes.” JN 24-09-2014

    Se os pais do aluno em questão entraram na sala de aulas, culpando a professora pelo alegado mau desempenho comportamental do filho, esse mau desempenho deve-se ao tipo de educação dado pelos pais. Porque a missão dos professores, é apenas ensinar-lhes a tabuada..., o português e outras disciplinas. Continuamos infelizmente a assistir ao caso, em que os pais pensam que quem tem de educar os filhos, são os professores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns pais simplesmente demitem-se da educação dos filhos?! «E agora, partindo para a ignorância: e se essa mula da mãe do aluno que agrediu a professora tivesse levado com uma cadeira nos costados?! Não era bem dada?!» De certeza que não repetiria a «gracinha»!

      Eliminar
  6. É altura de dar um murro na mesa, em todas as mesas.

    ResponderEliminar
  7. Quantos BASTAS será preciso gritarmos até que algo mude?!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. O pior é que o quadrado não passa de um circulo vicioso.

    ResponderEliminar
  9. Os portugueses são todos quadrados...

    ResponderEliminar
  10. Estou cansado de muito discurso sobre competências..... estou cansado de ser professor...
    Cansei-me... quero vender galinhas....
    Beijos ternos*****

    ResponderEliminar
  11. Concordo com esse 'basta' (cada um que encontre a(s) forma(s) geométrica(s) que mais lhe convem, sem dúvida). Agora essa parte do ensino de habilidades não cognitivas por parte da escola, não sei não. Esse desenvolvimento tem de se fazer essencialmente no seio da família, não com os professores, digo eu.

    ResponderEliminar
  12. Subscrevo palavra a palavra!

    Adenda:
    Desculpa Til, esta série de comentários, mas como não tenho muito tempo disponivel para andar aqui, tento aproveitar ao máximo, retribuindo assim as visitas e os comentários que vais fazendo no meu blogue!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Estás Tilt?